Descrição
Autêntico egresso do Alentejo, ou seja, vinho complexo mas pronto e fácil de beber. Alia modernidade e elegância com consistência e amplitude sem perder o “drinkability” dessa região portuguesa.
Com o intuito de criar um vinho da emblemática Quinta do Carmo, que fosse para se consumir jovem, com um perfil mais frutado sem a influência da madeira, encontrou-se a vinha ideal chamada Dom Martinho. Deu-se assim o mesmo nome ao vinho. A Quinta do Carmo conta histórias desde o século XVII quando o rei D. João IV mandou construir a Quinta para uma dama de sua corte.
Na Quinta do Carmo localiza-se o centro de vinificação, de todos os vinhos do Alentejo, da Bacalhôa Vinhos de Portugal, S. A. Dotado de tecnologia moderna, este tem uma capacidade de 3 milhões de litros e um sistema operativo que maximiza a suavidade no transporte das uvas, massas vínicas e vinhos, garantindo a estabilidade em todo o processo de vinificação.
Os vinhos da Quinta do Carmo são inteiramente produzidos com uvas próprias, o controle do processo produtivo é total desde a uva até à garrafa. São cerca de 350ha espalhados por várias propriedades localizadas em Estremoz, Arronches (Portalegre), Borba e Arraiolos.
O seu encepamento é muito rico: as castas plantadas tradicionalmente no Alentejo, como Aragonez, Trincadeira, Alfrocheiro, Alicante Bouschet, ou novas castas introduzidas mais recentemente como, Touriga Nacional, Syrah e Cabernet Sauvignon.
Nestes diferentes terroirs, aptos a produzir uvas da melhor qualidade, cada casta adquire, em cada vinha, uma personalidade própria. As cubas de fermentação de pequena capacidade (ou seja 10 toneladas de uva) permitem a vinificação separada de várias castas por talhão de vinha. Encontra-se ainda uma unidade para vinificações especiais adaptada a vindima manual onde a fermentação decorre em lagares robotizados.
Cor vermelha escura. Aromas a frutas vermelhas como ameixas pretas maduras. No palato predomina a fruta, as amoras e cerejjas pretas. Os taninos são redondos e equilibrados. O fim de boca é fresco com boa acidez euma elegância fantástica.
Ficha técnica
Região: Alentejo, Portugal
Tipo: Tinto
Uvas: Aragonêz, Alicante Bouschet, Trincadeira, Cabernet Sauvignon, Syrah
Teor alcoólico: 14,5%
Cor: Vermelho escuro
Paladar: No palato predomina a fruta, as amoras e cerejjas pretas. Os taninos são redondos e equilibrados. O fim de boca é fresco com boa acidez e uma elegância fantástica
Aroma: Aromas a frutas vermelhas como ameixas pretas maduras
Harmonização: Carnes vermelhas e queijos
Temperatura de serviço: 16 - 18ºC
- País: Portugal
- Região: Alentejo
- Teor Alcoólico: 14,5%
- Tipo: Tinto
- Volume: 750 ml