Vinho Tinto R de Romaneira
Simulador de Frete
- Calcular freteDescrição
A história da Romaneira é bastante antiga, Existem registos de vinha plantada na Romaneira nos séculos XVII e XVIII, período durante o qual a propriedade pertenceu a três famílias distintas: Sousa Guimarães, cujas iniciais surgem na porta da Quinta com a data de 1854, Lacerda, D. Clara de Lacerda deu o seu nome a uma das casas da propriedade, e Monteiro de Barros, que, em 1940, ampliou a quinta para o tamanho que hoje conhecemos.
Considerada como uma das principais quintas do Douro, a Romaneira aparece representada no mapa do Douro elaborado pelo Barão de Forrester. Não obstante, são feitas menções à propriedade em obras de grandes autores do século XIX, como Henry Vizetelly, que se dedicava ao estudo do Vinho do Porto. O Visconde de Vila Maior classifica ainda o vinho da Romaneira como “um dos melhores do Douro, notável pela sua suavidade, corpo e aroma”. Aliás, os Vinhos do Porto da Quinta da Romaneira foram os primeiros Vinhos do Porto a ser leiloados pela famosa leiloeira Christies, em 1872.
Vila Maior elogia o carácter e a personalidade dos vinhos da Romaneira, que se deve, sobretudo, à Touriga Nacional. Esta casta representa, ainda hoje, a maior parcela de vinha plantada da Romaneira (cerca de 40%), um elemento chave para a produção dos seus melhores Vinhos do Porto – Porto Vintage – e vinhos de mesa tintos.
O sucesso dos vinhos da Romaneira no panorama nacional e internacional não teria sido possível sem o trabalho árduo realizado na melhoria das vinhas, com o objetivo de explorar todo o potencial do terroir magnífico do Douro. As vinhas velhas foram cuidadosamente organizadas e tratadas. Procedeu-se à replantação de vinhas no centro da propriedade, contribuindo, desta forma, para alargar a área de expressão dos distintos microclimas e terroirs da Quinta. Como comentado por Christian Seely: “Um grande trabalho foi cumprido pela equipa da Romaneira desde 2004 na vinha e na adega, e o resultado é já evidente nos grandes vinhos produzidos. Nos próximos anos vamos continuar a trabalhar juntos no mesmo espírito, inspirados pela grandeza do nosso terroir, e pela nossa convicção que a Romaneira é capaz de produzir vinhos ao nível dos maiores do mundo”.
Ficha técnica
Região: Douro, Portugal
Tipo: Tinto Seco
Uva: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinto Cão
Teor alcoólico: 13%
Cor: Vermelho com uma tonalidade bem viva
Aroma: Rico em aromas, traz frutas, ervas e cacau
Paladar: Intenso e refinado, com bom equilíbrio e taninos macios
Produtor: Quinta da Romaneira
Temperatura de serviço: 18ºC
Harmonizações: Queijos e embutidos
- Teor Alcoólico: 13,0%
- Classificação: IGP
- País: Portugal
- Região: Douro
- Tipo: Tinto
- Volume: 750 ml