Conheça a região da Puglia, na Itália
Pungente região vinícola italiana, localizada no “calcanhar” da bota (foto) é a região mais plana ao sul deste país que tem em seu DNA a produção vitivinífica.
A abundância de vinhedos antigos e não irrigados de cepas locais famosas mundialmente chega a produzir 14% do total de vinhos da Itália.
Em poucos lugares do mundo o conceito de terroir é tão presente quanto na Puglia. A diversidade de cepas e a topografia aliada e porque não dizer, a “nova” filosofia de cultivo gerou uma infinidade enorme de vinhos locais, em que dificilmente não encontraremos um que nos agrade.
A Península de Salento, região que se beneficia dos ventos refrescantes que sopram do Adriático e do Jônico, que ameniza os quentes meses do verão que podem chegar até aos 300C, contrastando com os 70C no inverno.
Negroamaro, Malvasia Nera, Aglianico são as cepas famosas desta região. Porém a de maior fama internacional é a Primitivo, da região di Manduria. Tem como irmã gêmea a Zinfandel Californiana, com a mesma origem Croata, se faz presente em elegantes e perfumados vinhos.