Vinho Tinto Status Grande Escolha Dão DOP
Simulador de Frete
- Calcular freteDescrição
De cor vermelha profunda com reflexos púrpura, um aroma complexo e requintado com nuances de frutos vermelhos bem maduros, de elevada elegância. Na boca revela-se intenso e profundo, aveludado, apresentando um final requintado e persistente.
Dão é terra de vinhos, de história e de contrastes. O acidentado do terreno, circundado por um conjunto de grandes serras que o protegem das influências exteriores (a poente a serra do Caramulo, a sul a luxuriante Buçaco, a norte a serra da Nave e leste a imponente Serra da Estrela), que constituem uma importante barreira às massas húmidas do litoral ou aos agrestes ventos continentais.
A Vinícola de Nelas S.A., é hoje em dia a empresa mais antiga da região demarcada de vinhos do Dão, foi fundada em 1939, por um grupo de amigos beirões que em plena segunda guerra mundial decidiram criar uma empresa que permitisse comercializar os vinhos do Dão por todo o mundo.
Nesse ano foi construído um armazém que permitiu a compra de vinhos aos pequenos produtores da Região Demarcada do Dão, para serem tratados e engarrafados por forma a serem exportados através de ferrovia para os Aliados e para o Eixo durante os anos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Com o advento do desenvolvimento económico das colonias, começou a verificar-se nas mesmas uma apetência por vinhos engarrafados, indo de encontra este anseio a Vinícola de Nelas decidiu criar uma filial em Angola a Vinícola Africa. Esta filial permitiu expandir para todo o mercado africano os vinhos da Vinícola de Nelas.
No ano de 1974 ocorre o 25 de Abril, Portugal democratiza-se e iniciasse o processo de descolonização, tendo como consequência direta, a perda dos mercados africanos, bem como, uma grande instabilidade no mercado interno.
Em resultado desta transformação que o pais sofre e a empresa depara-se com o desafio de conquistar novos mercados de forma a manter a sua viabilidade financeira, tendo apostado fortemente no mercado norte-americano e alemão.
Na década de 90 com o fim do monopólio cooperativo da transformação de uvas em vinho a empresa investiu, num moderno centro de vinificação, que lhe permitiu fazer face a uma procura cada vez maior de vinhos de qualidade, passando a controlar todo o processo enológico.
Na mudança do milénio a empresa investiu na área agrícola plantando 12 ha de vinha. Passando a ter a possibilidade de controlar na íntegra todo o processo produtivo, produzindo vinhos das suas próprias uvas, posicionadas num patamar de superior qualidade.
Ficha técnica
Região: Dão, Portugal
Tipo: Tinto
Uva: Touriga Nacional, Tinta Roriz, Jaen e Alfrocheiro Preto
Cor: Vermelha profunda com reflexos púrpura
Aroma: Aroma complexo e requintado com nuances de frutos vermelhos bem maduros, de elevada elegância
Paladar: Revela-se intenso e profundo, aveludado, apresentando um final requintado e persistente
Teor alcoólico: 13,5%
Temperatura de serviço: 18ºC
Harmonizações: Carnes vermelhas e de caça com boa dose de gordura e molhos elaborados. Queijos maduros.
- Classificação: DOP
- País: Portugal
- Região: Dão
- Teor Alcoólico: 13,5%
- Tipo: Tinto
- Volume: 750 ml