Uma corrida à francesa
Por: Marta Santiago
É sabido que o vinho aproxima as pessoas. Nas mais variadas situações: jantares, aniversários, negócios, comemorações. Mas quem diria que até uma maratona, evento esportivo com um percurso de 42 km, reuniria milhares de amantes do vinho?
A bebida mais popular da frança, são 4.6 bilhões de litros anuais, o vinho, dá origem à maratona de medóc, que conta com uma média de 10.000 participantes de mais de 50 nações.
O trajeto inclui 59 vinhas como chateau lafite rotschield, chateau mouton rothschild e lynda-bages entre outras. O vinho é servido a cada 2 km, e cada participante tem direito a 23 taças, branco ou tinto, além de especiarias como ostras, foie gras e queijos, agua e enégeticos também estão à disposição dos participantes até cruzarem a linha de chegada.
Os corredores degustadores, certamente mais degustadores do que corredores, contam com várias orquestras ao longo do percurso que tocam músicas para se ouvir e dançar. Uma verdadeira celebração entre amigos. Um exemplo de fraternidade e convivência proporcionada por um bebida que data de 2.000 a.c.