Descrição
Vinha do Contador, com o património natural de castas ali plantadas, e o Tempo, esse imaterial património que contribui para que tudo seja melhor. O tempo que passa é algo que não se dá conta e não sabemos a sua exata medida. É o tempo suficiente. O tempo nunca passa depressa nem devagar. O tempo passa ao minuto, à hora, ao dia, e ao ano. As quatro estações são a marca que o tempo deixa. É no fim de cada ciclo da videira que o vinho nasce e, por isso, é de outono a outono que contamos o tempo. No Paço dos Cunhas não há pressa. É este o tempo que um Vinha do Contador tem que esperar. Enquanto esperamos que um fique pronto, preparamos o seguinte. Cultivamos a vinha que, em modo biológico, nos obriga a cuidar mais, a olhar mais por ela, a proteger as suas plantas. E esperamos que as montanhas ajudem a vinha, protegendo-a dos ventos, e dando-lhe apenas as necessárias horas de sol, nem mais, nem menos, horas de um sol que nasce por detrás da Serra da Estrela e se põe, para além do Caramulo.
Conhecido como “a pérola do enoturismo do Dão”, o Paço dos Cunhas, em Santar (a 16 km de Viseu), cuja construção remonta a 1609, é um espaço inigualável, uma das mais prestigiadas unidades de enoturismo em Portugal. Especial e nobre, com um espólio valiosíssimo de peças de arte antigas e uma arquitetura secular, está rodeado por jardins palacianos e inclui uma das vinhas mais emblemáticas da região, a Vinha do Contador.
Enólogo: Osvaldo Amado
Ficha técnica
Região: Dão, Portugal
Uva: 60% Touriga Nacional, 20% Aragonez, 20% Alfrocheiro
Teor alcoólico: 14,5%
Aroma: Aroma e sabor sui generis com muita harmonia, elegância e persistência
Cor: Granada intensa
Paladar: Notória persistência e harmonia, aveludado e equilibrado
Temperatura de serviço: 180ºC
Harmonizações: Peixes assados no forno, carnes vermelhas assadas, grelhadas ou guisadas e queijos maturados
Técnica: Esmagamento com desengaçe total maceração pelicular prolongada e suave, fermentação alcoólica a 26ºC. 2 meses de Cuvaison. 18 meses em barrica de Carvalho Francês tosta fraca. A trituração com descascamento completo, prolongada e a maceração da pele lisa, fermentação alcoólica a 26 °C. 2 meses de fermentação
Prêmios:
- Vencedor do Vivino’s 2020 Wine Style Awards: Portuguese Dão Red
- Melhores de Portugal
- 18.5/20 (Revista de Vinhos 2018)
- 94 pts Robert Parker
- Entidade: Revista Grandes Escolhas e Revista de Vinhos
- Teor Alcoólico: 14,5%
- Classificação: DOC
- País: Portugal
- Região: Dão
- Tipo: Tinto
- Volume: 750 ml