Descrição
Vinho Branco Manus Chardonnay 2020 750 ml
Elaborado 100% com as uvas Chardonnay, o Vinho Manus Clássico Chardonnay é um vinho de coloração amarelo palha e reflexos esverdeados, esse vinho traz consigo aromas de frutas cítricas, mel e toque mineral, com paladar equilibrado, persistente, com boa acidez e intenso. Esse produto amadureceu em barricas de carvalho durante 10 meses com uma produção limitada de 930 garrafas. Harmoniza muito bem com peixes, frutos do mar e até com seus risotos ou uma moqueca não muito picante, sashimis e magret de canard com molho cítrico. De aperitivo, combina com todos tipos de queijo e presuntos crus.
Ficha técnica
Região: Serra do Sudeste, Brasil
Tipo: Branco
Uvas: Chardonnay
Teor alcoólico: 13,2%
Cor: Coloração amarelo palha com reflexos esverdeados
Paladar: Equilibrado, persistente, intenso e com boa acidez
Aroma: Frutas cítricas, mel e toque mineral
Temperatura de serviço: 6 - 12°C
Harmonizações: Peixes, frutos do mar, charcutaria e queijos
Técnica: A Chardonnay foi a primeira uva colhida com o propósito específico de lançar nossa marca numa das melhores safras da história. A atenção e cuidado na escolha das parcelas mais representativas das fileiras mais altas da colina, associado com a busca da melhor relação maturação fenólica X acidez foram cruciais para a criação do Espumante Milesime, porém, nem todos os cachos dessas parcelas foram destinados a espumantização (60%), parte deles foram mantidos na planta (40%) para que atingissem um grau maior de maturação, concentrando mais açúcar, aromas e equilíbrio de compostos fenólicos. O Manus Chardonnay foi elaborado para ter aromas e estrutura mais complexos.
A fermentação lenta, apenas do mosto flor, em tanques de inox, após a estabilização, foi trasfegado para barricas de carvalho francês onde ocorreu o processo de batonagem durante o estágio de 10 meses nas barricas. Foram elaboradas apenas 930 garrafas
Parcela 7.1 Chardonnay - Paralelo 30° 31" S - Altitude 398mts ao nível do mar. Geologicamente localizado no centro do escudo Cristalino Rio-Grandense , entre os solos mais antigos do Rio Grande do Sul, caracterizado por estrutura derivada de rochas graníticas de média e alta profundidade com textura franco arenosa, bem drenados com baixos teores de matéria orgânica.
Parcela 7.1 - Paralelo 30° 31 S com altitude de 398 metros ao nível do mar. Colheita totalmente manual nas primeiras horas da manhã do dia 08 de fevereiro de 2020.