Vinho Tinto Manus Pinot Noir
Simulador de Frete
- Calcular freteDescrição
As uvas colhidas nas primeiras horas da manhã do dia 09 de fevereiro foram transportadas para a cantina em caminhão refrigerado e lá prontamente desengaçadas e seguiu-se para a fermentação conduzida a frio, de modo bem lento em tanques de inox. Após a estabilização foi trasfegado para barricas francesas de 3° uso, buscando a sutileza no perfil da Pinot Noir e ali permaneceram por 12 meses.
A Pinot Noir, juntamente com a Chardonnay, foram as uvas que mais se adaptaram e foram amplamente difundidas em Encruzilhada do Sul.
O ano de 2020 teve uma safra desafiadora para a produção da Pinot Noir, excessivamente quente e seca, onde a escolha do momento exato da colheita foi determinante. Essa colheita, em especial, foi mais tardia o que propiciou teores de açúcar e compostos fenólicos acima da média dos anos anteriores, necessitando um cuidado maior para atingir uma acidez equilibrada, para isso o grande desafio foi realizar, com muita atenção, o manejo de cobertura de solo e mensuração constantes dos níveis de acidez das bagas.
A Pinot Noir é uma das castas que se adpata com mais facilidade, se identificando com cada território e safra, e o resultado dessa característica é um vinho mais estruturado sem perder a elegância dos tradicionais vinhos dessa variedade.
Foram produzidas 2.150 garrafas.
Enóloga: Mônica Rossetti
Ficha técnica
Região: Serra do Sudeste, Brasil
Tipo: Tinto Fino Seco
Uva: Pinot Noir
Safra: 2020
Teor alcoólico: 14,4%
Cor: Límpido, brilhante, de corpo médio e coloração rubi
Aroma: Percebe-se notas terrosas, frutas vermelhas e especiarias
Paladar: Na boca é persistente, equilibrado, com taninos redondos e excelente acidez
Produtor: Manus Vinhas e Vinhos
Temperatura de serviço: 14 - 16ºC
Harmonizações: Peixes mais pesados, trufas, cogumelos, risotos, massas e carne de pato
Outras informações:
Vinhedo: Vinhedos com mais de 20 anos localizados no município de Encruzilhada do Sul - Serra do Sudeste do RS - Brasil
Parcela 6.2 - Pinot Noir - Paralelo 30° 31" S - Altitude 408mts ao nível do mar.
Geologicamente localizado no centro do escudo Cristalino Rio-Grandense , entre os solos mais antigos do Rio Grande do Sul, caracterizado por estrutura derivada de rochas graníticas de média e alta profundidade com textura franco arenosa, bem drenados com baixos teores de matéria orgânica.
Colheita nas primeiras horas da manhã do dia 09 de fevereiro de 2020.
- País: Brasil
- Região: Serra do Sudeste
- Teor Alcoólico: 14,4%
- Tipo: Tinto
- Volume: 750 ml